quinta-feira, 16 de julho de 2015

Intensivo - semana I

13/7 - Conhecemos as instalações da Ocean, um andar inteiro em um prédio da Faria Lima, com computadores, cozinha, área de descompressão com vídeo game e pebolim e máquina de café, tudo bem parecido com as instalações das empresas do Vale do Silício que a gente viu na palestra da IED (só faltou ser pet friendly! XD Hahaha). Ficamos sabendo um pouco mais sobre o programa do Intensivo e tivemos um bate-papo com o Bruno, da plug.co, que insistiu na tecla do compartilhar, cooperar e todos os outros "cos". Segundo ele, "é melhor ter 1% de uma empresa que dá lucro do que ter 100% de uma que não funciona". Até que faz sentido! Também ficamos conhecendo um pouco dos integrantes dos outros grupos e as expectativas de cada um e conversamos com o Guilherme sobre a possibilidade de frequentar o app run em paralelo com o intensivo. Ele recomendou que a gente se foque mais no Intensivo, mas ficou de mandar a agenda do app run, para o caso de haver alguma palestra da área técnica que nos interesse.

14/7 - Tarde para fuçar o novo SDK, o trello e o tortoise e ver se algum deles nos ajudaria em alguma coisa. A palestra da noite foi com o pessoal do INTENSIVO #3, para saber quais dificuldades eles tiveram e como estão os projetos depois do final do curso. A palavra-chave foi "pivotar". Deu errado? Recomece! Não funcionou? Tem que "pivotar". Bateu na trave? Tente outra vez. Começar uma start up é que nem João-bobo: caiu, levanta!

15/7 - Hora de atualizar os dados sobre o mercado! O Brasil tem o segundo maior mercado para pets do mundo, ficando atrás apenas dos EUA. Em 2014, o faturamento foi de R$16,4 bilhões! E mesmo com a crise, a previsão para esse ano ainda é de mais crescimento. O número de animais de estimação no país (contando apenas cães e gatos) é de mais de 106 milhões. É praticamente igual à metade da população!

E o mercado para app android, como está? Segundo a Kantar World Panel, no primeiro trimestre de 2015, o android já ocupava 89,6%do mercado de smartphones no Brasil. E as versões mais usadas no mundo, segundo o dashboard da android, são a Jellybean (4.1,4.2 e 4.3), com 37,6% e a Kitkat (4.4), com 39,2%.

E o time não pára de crescer! Se antes nosso ponto fraco era a falta de designer, agora temos 3 (2 oficiais e 1 reserva)! Lincoln entrou oficialmente para a equipe. E o Gabriel também resolveu se apresentar pessoalmente! Então vamos explicar a eles em que tipo de encrenca eles estão se metendo! A palestra da noite, com o pessoal da Baita Aceleradora, foi sobre a parte mais importante do projeto: o cliente! Quem é o nosso cliente? Que tipo de tarefa nós queremos facilitar para ele? Onde e quando podemos encontrá-lo? Essas são as perguntas que vamos ter que responder para partimos para a pesquisa de campo. T-1 semana para estarmos com os dados nas mãos!

Links das pesquisas (consultados no dia 15/7/2015, às 17:30):

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,mercado-pet-dribla-a-crise-economica-imp-,1673676

http://invetcare.com.br/por-dentro-das-novidades-mercado-pet-global-pet-2015

http://brasileconomico.ig.com.br/negocios/pme/2015-02-13/setor-pet-e-bom-negocio-para-pmes.html

http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/android-domina-90-do-mercado-brasileiro-de-smartphones/48392

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/android-e-ios-abocanham-mais-de-96-do-mercado-segundo-idc.html

http://www.valor.com.br/empresas/3939990/sistema-android-amplia-vantagem-no-mercado-brasileiro-de-smartphones

https://developer.android.com/about/dashboards/index.html?utm_source=suzunone

Nenhum comentário:

Postar um comentário