terça-feira, 4 de agosto de 2015

A pesquisa sem fim, parte 327785487543.

Dia 3/8 saímos novamente para tentar conversar com empresas e validar nosso mvp. Descobrimos que, por causa da crise econômica, várias empresas fecharam no último ano. Mesmo assim, encontramos 3 empresas dispostas a falar conosco:

- Dog Garfield: MEI que vende produtos e funciona há 8 anos. Atualmente não possui funcionários, é tocada pelo dono, que tem 65 anos. Não possui site, nem e-mail, atende os clientes pessoalmente e raramente faz entregas. Aparentemente a empresa é tocada de modo empírico, não tem planejamento nem controle e as adaptações são feitas por sugestão dos próprios clientes (exemplo: vende ração a granel, sem quantidade mínima). A comunicação é feita quase 100% pessoalmente. Infelizmente não parece pertencer ao perfil do nosso cliente-alvo.

- Pepe petshop: Existe há mais ou menos 3 anos, o dono trabalhou em outro petshop antes de abrir sua própria empresa. A comunicação é feita por telefone, folheto, facebook e e-mail. A página do facebook é bem avaliada e atualizada. Possui serviços de banho e tosa, veterinário e vende produtos. Pretende abrir hotel em breve. Não tem sistema de fidelidade, mas trabalha com pacotes para banho mensais. Não deu muito feedback sobre o MVP, disse apenas que ¨parece legal¨.

- Morde cão (dr. Talita): Está há 17 anos no mercado, faz comunicação por site, whatsapp, telefone. Não faz agendamento e não vende produtos, disponibiliza apenas consultas veterinárias. Possui convênio com a porto seguro. Avaliou o MVP positivamente e fez sugestões: versão para IOS e achar locais específicos (ex: day care, odonto) por região (usando o posicionamento do usuário pelo gps). Não gosta de escrever dicas, acha trabalhoso. Faz networking em congressos (indica os profissionais que conhece nesses eventos).

À noite tivemos uma palestra sobre gameficação (uso de esquemas de jogos em outras áreas, ex: badges do trip advisor ou competição online corporativa) com o Marcel da Opusphere. Fizemos mais pesquisas com o MVP e a maioria das sugestões foram em relação ao posicionamento dos elementos para facilitar a navegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário